agosto 20, 2011

Paralisia de Bell e a minha mãe

Olá, camaradas. 

Quem me acompanha no twitter - que eu recentemente mudei o username de TheInfamousRen para Malefiicent - deve ter lido algo que eu postei sobre a minha mãe ter viajado para a Europa e passado Julho e Agosto lá. Senão, está sabendo agora: ela viajou. Simples e direto. Dia dezessete de julho ela pegou um lindo avião em Cumbica e foi para Roma, de lá foi para Milão, onde se encontrou com o noivo. Acho que antes de escrever essa postagem, eu preciso explicar algo. 

Sabe aquelas pessoas que se conhecem pela internet e dão certo? A minha mãe foi uma dessas. Ela conheceu o Antônio no chat do MSN ou algo do tipo há uns cinco anos e desde então se falam diariamente. Um dia ele veio ao Brasil - ele trabalha numa multi nacional, então - e eles combinaram de se encontrar. O Antônio é italiano, nascido e criado na Sicilia. Voltando, eles se encontraram e gostaram um do outro e começaram a se falar mais ainda. A cada quatro meses em vinha para o Brasil e ela passava uns dias com ele ou ele ficava lá em casa, quando eu ainda morava em SP, no Ipiranga, ou na Sta. Cruz - Sim, eu saia de casa para dar privacidade, se me entende - ou em Interlagos, antes de eu mudar para a minha Avó.

Entenderam? 

Em dois mil e nove a minha mãe foi pra Itália, ficar um mês com ele lá. E foi tudo bem, tudo dentro do normal. Logo ela voltou e ele continuou a vir aqui a cada três ou quatro meses. Ano passado ela saiu de São Paulo e veio para Itanhaém, onde comprou um terreno e construiu a casa em que nós moramos hoje. Não está completa, falta o jardim, a piscina, o piso da área da churrasqueira e a lavanderia, mas isso é coisa dos pedreiros que estão pouco se fodendo.

E continuou a rotina, ele vinha para cá três ou quatro vezes por ano, até que agora, em dois mil e onze, a minha mãe foi para lá. Ela viajou dia dezessete de julho e voltou ontem, dia dezenove e agosto. Eu sei que tem gente que  gosta muito quando os pais viajam, eu sei, eu também gosto, mas preciso confessar que após alguns dias eu fico meio... Instável, enfim.

A viagem seria: Roma > Milão, ficar dois dias lá antes de ir pra Portugal e ficar uma semana lá e aí ir pra Espanha, ficar dois dias voltar para Portugal, ficar uns dias voltar para Roma, gastar um tempo lá com o meu padrasto e passar os últimos dias da viagem em Milão. Parece bom, né? Eu sei que alguns estão com inveja e et, eu sei porque eu também fiquei. Eu adoraria visitar a Europa, mais pelo valor cultural que outra coisa, mas enfim, eu não estou noiva.

A viagem estava indo maravilhosa, a minha mãe estava em Portugal, na casa de uma amiga dela - que eu conheço desde o útero - e sempre esteve lá por ela. Até que isso aconteceu: mamãe acordou um dia e o seu rosto estava torto. Literalmente torto, meio similar a um dos quadros de Picasso. Claro que ela foi para o hospital no segundo seguinte. Claro também que ela pagou uma fortuna pela consulta e exames, mais precisamente, mil e poucos euros, sim, euros, que convertendo dá uns três mil reais. O que é bastante engraçado, já que eles vem aqui e usam e abusam do nosso sistema médico de graça. 

Mas quem sou eu para reclamar? 

O médico que a atendeu disse que ela estava com Paralisia de Bell. Saca só o prognóstico da titia Wiki: 

A paralisia de Bell é uma paralisia do nervo facial (nervo craniano VII) que resulta em inabilidade para controlar os músculos faciais no lado afetado. Várias condições podem causar uma paralisia facial, por exemplo, tumor cerebral, derrame e doença de Lyme. Porém, se nenhuma causa específica pode ser identificada, a condição é conhecida como paralisia de Bell. (...)

E se não fosse ruim o bastante, num dos exames fodidamente caros, ela descobriu um tumor no cérebro.  O tumor, aparentemente, não está causando a paralisia, por isso é a de Bell e o maldito também não está interferindo nada na vida dela. Se vocês abrirem o link da Wikipedia e olharem a foto do cara lá, estarão olhando a um exemplo de como a minha mãe está. O rosto está torto, realmente torto. O olho direito está caído, a sobrencelha também. É difícil fechar a boca e ela sente dor o dia todo. Eu não estou falando isso para vocês ficarem com dó e comentarem algo como "Tadinha". Não, mano, não. A minha mãe não precisa da porra da pena e piedade de vocês. Então enfie essas  coisas na porra do cu, ok? 

Claro que isso me deixa chateada pra caralho, e agora mesmo tudo o que eu quero é chorar. Eu faço piadas? Claro, faço, eu brinco com ela assim como ela brinca com isso. Mas isso não quer dizer que não dá vontade de chorar às vezes, porque porra, dá, realmente dá. Principalmente quando a pessoa que foi a primeira a saber por você, não está nem aí. Obrigada, acho que nem posso te chamar de amiga agora... 

Quando eu fiquei sabendo do prognóstico, eu fiquei quieta, eu fiquei chocada. Eu comentei com poucas pessoas, a Jull e a Pri Beletato e aí o Danilo Barbosa, e aí a Van Bosso. Eu cheguei até a postar algo sobre no twitter e algumas pessoas vieram comentar, falando que se importam. No fim, obrigada, sério. Obrigada mesmo. Eu não quero pessoas que sintam pena dela, eu quero pessoas que se importem em saber se ela está bem. 

Mas, por incrível que pareça, uma das pessoas que, quase por obrigatoriedade, deveriam se importar, não estão nem aí. Quem é? Meu próprio irmão. Sangue do meu sangue, carne da minha carne. O meu irmão mais velho por quatro anos. Ele soube, sim, o que aconteceu com ela, claro e até se voluntariou a pegá-la em Cumbica - por causa do tanto de malas que ela trazia e etc -, mas no fim não fez nada. 

Quando eu digo nada, quero dizer realmente nada. Ele não ligou, não se importou saber se a sua própria mãe chegou, se estava bem, nada. Ele não se importa. Na hora de passar o fim de ano, ou carnaval, ou feriados, prolongados ou não, na casa de praia da mãe dele, ele se importa, né? Na hora de saber se ela está bem, se ela precisa de alguma coisa. Não, ele não se importa. 

Hoje nós acordamos cedo e arrumamos algumas coisas aqui em casa, e lá pelas nove horas fomos ao Extra lá do centro de Itanhaém. Ela foi de cabelo solto e óculos escuros bem grande, assim ninguém veria o rosto dela. Sabe por que? Porque ela se sente feia. Ela pode até rir e parecer alegre, mas eu pude ver que ela estava se sentindo mal ali. Algumas pessoas encaravam e tudo o que eu queria fazer era socar cada uma delas até cérebro tingir tudo. Engraçado uma mulher com o rosto torto, né?

Quero ver o que você faria se fosse com a sua mãe. 

Agora são três e cinquenta e quatro da tarde e ela está no sofá aqui do lado, dormindo, e eu não consigo parar de chorar enquanto escrevo isso. Essa é a verdade: não tem nada pior no mundo do que ver a sua mãe assim. Eu realmente não desejo isso para ninguém. Às vezes ela me irrita? Sim, como toda mãe. Ela é perfeita? Porra, não, mas ela é a minha mãe. 

E como eu posso ver, só minha mãe porque o meu irmão esqueceu que tem uma. Ela está arrasada com isso, com o meu irmão, que ficou dentro dela por malditos oito meses estar agindo assim, quando ela mais precisa dele. Nós estamos decepcionadas e eu vos digo, camaradas, decepção é uma vadia.

9 comentários:

  1. Esse tipo de situação é horrível, minha mãe anda meio deprimida também por causa da aparência dela e por falta de perspectiva na vida. Minha mamis não está com paralisia de Bell, mas enfim... não é sobre a minha mãe. Espero que a sua mãe melhore e que tudo dê certo aí. É revoltante mesmo ver as pessoas olhando estranho, eu mesma sinto vontade de matar quando alguém importante pra mim está mal e outros ficam olhando estranho. Meus olhos não mentem e a pessoa se envergonha e se afasta. Vai dar tudo certo aí, Paadz, tenho certeza disso. Conte comigo para qualquer coisa. <3

    ResponderExcluir
  2. Ah,cara, melhoras pra ela ;)
    E pro teu ''irmão'' Crucius é pouco.

    ResponderExcluir
  3. Ren, o que importa é que ela está bem! E se ela for tão linda como a filha já ganhou meu coração!
    Agora seu irmão, que ele vá dar o cu para o cavalo debaixo de chuva!

    ResponderExcluir
  4. Ren,que situação :s

    Espero de coração que tua mãe melhore o mais rápido possível e que tudo se endireite, mas por enquanto... a ame muito, a proteja ainda mais e cuide dela com todo o carinho do mundo ><

    sobre ela estar se sentindo feia e tu querendo bater em todo mundo que fica encarando, sei bem como é isso, tenho uma irmã deficiente física e tudo que mais quero no mundo é bater nas pessoas que encaram e ficam apontando...
    não é vergonha pra NÓS andarmos com eles, é vergonhoso PARA ELES que ficam olhando...

    daí quando passa a raiva, a gente olha para a pessoa que mais amamos no mundo e vemos o quanto linda ela é sendo do jeito que é, do jeito que está, por ser guerreira, por ser forte, por respirar e por estar vida... e, principalmente, por ser NOSSA.

    E se o mundo não consegue ver isso, dane-se eles...

    Sua mãe não precisa do mundo, ela precisa de você.

    ainda bem que ela tem a ti :)

    beijos e melhoras pra ela *---*

    ResponderExcluir
  5. DONA ROSELI, FORTALEZA TE AMA, SUA LINDA <3
    Minhas ondas eletromagnéticas de coração estão chegando aí e elas vão te ajudar a ficar melhor <3
    (assim como o irmão está recebendo as minhas auras malígnas nesse momento -q)
    Vocês duas vão superar isso, eu sei <3

    ResponderExcluir
  6. Ren, o que eu vou te dizer pode não mudar nada na sua vida e provavelmente vai fazer vc dizer "vai cuidar da porra da sua vida", mas liberdade de espressão é minha liberdade favorita, então vou tomar proveito dela.
    Ano passado uma colega minha estava conversando comigo quando do nada metade do rosto dela parou de se mexer. Pensa na minha reação quando ela piscava só com o olho direito e a cara toda puxava para um lado.
    Parecia que eu tava num filme de terror. Eu sou um pouco(bastante) exagerada e fiz um fiasco horrivel, só deixou ela mais nervosa ainda. Dali ela foi para o médico. Eu lembro de ela ter me falado algo parecido, mas a medica deu como 'trigger' a situação emocional dela, blablabla de médico quando não sabe o que dizer.
    Mas o fato é que ela começou um tratamento e em poucos meses já tava com o rosto normal de novo.
    Não vou dizer que vou rezar por ela por que isso seria uma mentira, eu não rezo a mais de vinte anos e não ia ser agora que ia começar.
    Não sou medica e não tenho ideia por que esse tipo de merda acontece e por mais que a sua mãe não precise de piedade, espero que ela melhore.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe, não sei nem que dizer, sim de verdade entendo o que você está passando, li o post inteiro e é complicado dizer, conseguir me expressar, um dos motivos que odeio o ser humano é esse jeito tonto e ignorante de ser, se precisar é só chamar e sempre me informe de sua mãe, não te conheço quase nada, mas entendo como está passando, esses vermes ficarem olhando e dando risada de você ou no caso de sua mãe, mas... é nesses malditos momentos que mostramos a nossa verdadeira força e o provarmos ser diferentes dessa raça de imbecis de atualmente, sim eu odeio a maioria das pessoas por sua ignorância e mente "fechada", novamente digo, o que precisar é só falar e quanto a seu irmão, me desculpe, mas ele que vá se foder, quando precisar de vocês duas, de um pé ou melhor um strike no meio da cara dele!
    Tudo de bom e minhas sinceras melhoras!Energias positivas!

    @1guifranco / @osimbolista

    ResponderExcluir
  8. Não sei nem o que falar nessas situações, Ren. É muito triste tudo isso o que vocês duas estão passando, mas pode ter certeza: todo mundo que conhece a história e ~realmente~ se importa com vocês está torcendo pra tudo dar certo. No que depender da torcida de amigos verdadeiros, vocês vão superar isso logo logo.
    Infelizmente o mundo está cheio de pessoas ruins que só se preocupam consigo mesmas, mas também existem pessoas legais que querem ver os outros melhores - como todos aqueles que estão mandando energias positivas e votos de recuperação a sua mãe nesse momento. O mais importante ela já tem, e é você ao lado dela. É só do seu carinho e apoio que ela vai precisar agora. Esqueçam os outros, pq com esses não vale a pena se preocupar.
    Que tudo fique bem com vocês duas,
    ;*

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente fui pega de surpresa, penso até que seja pelo fato chato de que quase não venho na net, mas já passei tantos perrengues ao teu lado, florzinha... E ficamos aigas por causa deles e de coisas em comum neh? Não vou ignorar que sei exatamente o que está sentindo em relação so seu irmão, porque quando minha mãe estava com cancêr, aquele meu irmão que vc conheceu disse a seguinte frase: me avisa quando ela morrer... Não é exatamente o que a gente espera ouvir nesse momento. Todavia, as pessoas não são o que a gente espera delas o tempo todo. Vc o conheceu e o achou legal, e ele é mesmo, mas naquele momento, ele não sabia como lidar com a situação, nem com o que provavelmente estava sentindo, e soltou essa pérola. Eu imagino como sua mãe se sinta, imagino a falta que ele faz, o peso que acaba desabando em suas costas, e até mesmo, o que possivelmente se passa na cabeça dele. Mas o que importa, o que realmente importa, é que vocês não estão sozinhas. Ela está bem e vai reagir, principalmente por causa do teu amor. Ah, flor, teu amor sustenta ela, acredite! QQ dia que se sentir mais firme, sente com seu irmão e converse. Sem querer socar ele, pq dá vontade, mas se controle e seja dura e franca. As vezes, ele tb tá precisando de uma palavras mais segura.
    Se precisar de mim, sabe que estou aqui, como sempre.
    Te amo, filhota!

    ResponderExcluir