fevereiro 23, 2011

Desistência vs Persistência

0800-meus-monstros-precisam-de-mim

É fácil, você já desistiu de algo? Já esteve tão na pior que desistir foi a única saída? Já teve vontade de largar tudo, jogar as mãos para o alto e gritar "Você venceu, Murphy"? Já ficou pensando, encarando a parede por horas com apenas uma frase rodando em sua mente? Vale a pena todo o meu sacrifício?

Algumas vezes sim, outras não, simples assim. 

Algumas vezes dá certo e outras não. 

Mas o meu ponto é desistência e persistência. Tudo bem desistir, tudo bem. Você não é fraco, você não teve forças, você não suportou. Está tudo bem, se você desistir, você é você e eles são eles. A sua dor é só sua. Você não é pior que ninguém por isso. Você persistiu? Ótimo, parabéns. Você conseguiu o que queria? Você mereceu, parabéns, sério. 

Ou você desiste ou você continua. Simples. Por isso eu vou falar de uma pessoa que teve vários motivos para desistir, mas ela persistiu.

Você já ouviu falar da Patrícia Camargo, autora da Saga Evanescente. Se você faz parte do submundo literário, você já ouviu falar. A Pat começou como qualquer um de nós: Ela teve uma idéia e escreveu essa idéia. Foi fundo, gastou horas e mais horas, perdeu noites pensando no que fazer, qual o final, e eu tenho certeza que ela deixou de prestar atenção em algumas aulas. Mas ela foi fundo, ela persistiu, terminou. Assim surgiu Rubro, Lótus, Ônix, Paládio e O Último Conto. Assim surgiu a Saga Evanescente. 

Porque, apesar de todos os fatores, o não de algumas editoras, a sacanagem de autores, e a má conduta de outras editoras, a Patrícia Camargo continuou. E ela terá o seu sonho realizado. Rubro será publicado pela Arielli Editora no primeiro semestre de 2012. Sem piadinhas infames, monstros. 

Por isso eu resolvi perguntar cinco coisas para essa rondoniense. Cinco coisas que várias pessoas querem saber, fora a cor da calcinha que ela está usando agora (Se está, claro).Porque a dona Patrícia Camargo é um puta exemplo de persistência.

Post Mortem Blues: Conte para mim e meus leitores fantasmas, como foi o primeiro momento em que você soube que a Arielli iria publicar Rubro?
Patrícia Camargo: Normal. Eu não surtei, não chorei... Acho que até agora estou em choque. Não despertei ainda. Só vou acreditar quando ele estiver em minhas mãos. (Risos).

Post Mortem Blues: Você tem outros projetos, de acordo com a quantidade de comunidades no orkut. Algum deles está concluído, você pensa em mandar algum para a Arielli ou outra editora?
Patrícia Camargo: Eu criei uma amizade muito especial com a Arielli inteira. Alguns escirtores preferem se lançar no mercado numa editora pequena, e se promoverem numa maior. Eu acredito em continuar até o fim com aquela que acreditou em mim pela primeira vez. Se a Arielli me quiser.

Post Mortem Blues: Quais os seus planos para a Saga Evanescente? Os nomes serão mantidos, os termos, os personagens? A Web terá muita diferença do livro? Como será?
Patrícia Camargo: Então, eu alterei alguns sobrenomes, acertei características soltas de alguns personagens, tracei uma narrativa melhor. Acho que essas são as principais diferenças. E outra, que alguns vão gostar, outros odiar, mas é surpresa.

Post Mortem Blues: Quem te inspirou a escrever Rubro e suas continuações? Da onde surgiu a idéia?
Patrícia Camargo: Eu tinha lido sobre vampiros pela primeira vez no livro do Bernard Cornwell. Óbvio, eu sabia que eles existiam, dormiam em caixões, corriam de alho... Mas Bernard me deixou curiosa. Noite Eterna veio, e me conquistou. Sempre digo que Rubro é um grande prólogo, porque é meigo e inocente. Diferente de suas continuações.

Post Mortem Blues: A quem você agradece? Eu sei que foi duro colocar Rubro numa editora, e teve pessoas que ajudaram e pessoas que só atrapalharam, pode ser uma lista bíblica, tudo bem, só queremos saber quem você decida essa vitória.
Patrícia Camargo: Pode mesmo? Primeiro minha mamãe, que nunca acreditou que isso daria certo. Suas negativas me fizeram batalhar ainda mais para dar certo! Tem a minha Máfia linda, Íris, minha beta. Pamella, Sheron, Deeeh... Minhas ex-mafiosas Aline, Josy, Paah. As autoras mais divas do mundo Kamile Girão, Ren Deville, e A. P. Ribeiro. Meus leitores fantasmas! Pessoal dos bastidores da Arielli, Nessie, Dan, Carol! E uma pessoa que me deu um Não na primeira vez que eu pensei em publicar Rubro, e me fez crescer ainda mais, depois de chorar rios de lágrimas. Se não fosse por essa pessoa, que é melhor não citar o nome, Rubro não seria Rubro. Seria para sempre uma tímida web novela feita por uma garotinha do interior do país. Ele sabe que é ele, e isso basta.


Então é isso. Você pode achar a Saga Evanescente aqui na Comunidade, onde há um tópico com todos os links possíveis. 
Até o próximo funeral.

8 comentários:

  1. Eu estou usando calcinha sim u.u REEEN, QUE LINDO <3,só não gostei da censura.

    ResponderExcluir
  2. Pát é o nosso orgulho!
    Diva linda!! Vitória mais que merecida!

    ResponderExcluir
  3. NÃO TENHO CULPA SE VOCÊ QUIS FALAR O MEU NOME. u_u

    ResponderExcluir
  4. Olha, por td o q eu já li sobre o ocorrido, a Pati merece todos os louros (não me refiro a homens, mentes poluidinhas q leram isso agora, rs)


    Parabéns Pati!

    ;)

    bjsmil***Pati e Ren


    Ah, não posso deixar de comentar: "Você venceu, Murphy" - amei! hahahahaha

    ResponderExcluir
  5. PAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAT!!!

    Você, como já disse muitas e muitas vezes, é uma GUERREIRA! E como a Ren mesmo falou, um exemplo de persistência!

    PARABÉNS e que daqui pra frente só venha a melhorar as coisas! Yuuuuuup!

    ResponderExcluir
  6. Um beijo na bunda da patiDiva!
    Pq ela merece tudo pelo que batalhou *----*




    Te amo Pati! agora sobe aos céus e Ahaza!

    ResponderExcluir
  7. Como a Ren disse a Pat é mesmo um grande exemplo de persistênsia, pelo tanto de coisas ruins que ela teve que passar para conseguir a publicação de Rubro e enfim conseguir...

    Pat, você é uma grande inspiração pra mim e tenho certeza de que a sua persistência também inspirou várias outras pessoas.

    Beijão amiga!

    ResponderExcluir
  8. Paaaaaaati parabéns *-*
    ai eu quero tanto Rubro em mãos *-*
    fico feliz em saber que você consegiu.
    parabéns amiga
    você merece *-*

    ResponderExcluir